1933 – Foram abertas duas Escolas Paroquiais em São Paulo/SP e a IELB designou o pastor Rev. Otto Adolpho Goerl para dirigi-las.

1934 – Foi enviado para São Paulo/SP o Professor Gastão F. Thomé para dirigir as duas Escolas (Centro e Ipiranga), liberando o pastor Rev. Otto Goerl ao desafio de fundar outra escola no bairro Indianópolis.

1935 – Em 2 de agosto a Escola Concórdia de Indianópolis é registrada no Departamento de Ensino Particular de São Paulo/SP.

1937 – É fundada a Comunidade Evangélica Luterana Concórdia de São Paulo/SP, tendo como seu primeiro pastor o Rev. Otto Adolpho Goerl.

1939 – É chamado o pastor Rev. Ernesto Augusto Heine, formando deste ano, para conduzir os trabalhos na Comunidade e Escola. O pastor Goerl retorna a Porto Alegre/RS, para ocupar o cargo de Diretor do Seminário Concórdia da IELB.

1963 – A CELC/SP inaugura o seu belo Templo, no dia 16 de junho.

1970 – Nesta década os jovens realizaram uma campanha para levantar fundos e compraram um sino, o qual até hoje anuncia ao bairro o início de mais um culto dominical.

1974 – Em 30 de abril, a Escola Concórdia encerra as suas atividades, em virtude da nova legislação escolar e por falta de recursos financeiros para se adequar a mesma.

1980 – O pastor Rev. Alaor Güths dos Santos, após sete anos trabalhando como missionário da IELB em Lisboa e Porto, Portugal, regressou ao Brasil, chamado pela CELC/SP para ser seu segundo pastor.  A sua instalação ocorreu no Culto do dia 11 de novembro de 1980. 

1986 – Início dos estudos ao projeto da reabertura da Escola Paroquial, com uma missão tríplice:  Educar a criança – Semear a Palavra de Deus – Ajudar na Identidade Luterana.

1990 – A partir do mês de julho, o pastor jubilar:  Rev. Ernesto Augusto Heine, ficou oficialmente desobrigado de qualquer serviço à Paróquia, tornando-se pastor emérito da IELB.  Voluntariamente, por mais algum tempo, o pastor Heine continuou prestando eventuais auxílios ao Rev. Alaor, então, pastor titular da CELC/SP.

1991 – Em 14 de fevereiro deu-se início às aulas na Escola Luterana Concórdia de Educação Infantil (ELCEI), com 4 alunos, sob a responsabilidade da seguinte equipe:  Vera Kasack, diretora; Roseli Neumitz, coordenadora pedagógica;  Elaine Ilse Luithardt e Norma Iris Heine dos Santos, professoras;  Alaor G. Santos, pastor capelão.  Em 30 de agosto de 1991 é publicado no Diário Oficial a autorização de instalação e funcionamento da ELCEI, data que até hoje é considerada e celebrada como dia de seu aniversário.  O ano letivo foi encerrado com 31 alunos matriculados.

1994 – Neste ano, o candidato ao ministério pastoral na IELB:  teologando Sérgio Luiz Marlow, fez o seu estágio na CELC/SP.  Atualmente, ele é pastor em Vila Velha/ES.

1997 – Em 30 de novembro foi feita a dedicação do novo órgão adquirido pela CELC/SP, vindo da Itália, com pedaleira da Alemanha (Órgão Eletrônico Digital Sampliado) – em comemoração aos 60 anos de fundação!

2000 – Estagiou conosco, Luciano Henrique Wolfgram, hoje pastor da IELB em Mundo Novo, MS.

2001 – Estagiou conosco, Valdomiro Meyer Jacobsen, hoje pastor capelão em Porto Alegre/RS.

2002 – Estagiou conosco, Jorge Krüger, hoje pastor da IELB em Aristóbulo del Valle, Missiones, Argentina.

2003 – Estagiou conosco, Jonas Guilherme Dolvitsch, hoje pastor da IELB em Três Coroas/RS

2005 – Início com as obras de reforma, transformando o chamado “Lar das Senhoras” em apartamento para, futuramente, servir como domicílio a um segundo pastor.

2006 – Estagiou conosco, Audie Lomar de Oliveira.  A ELCEI celebrou 15 anos, tendo como professoras:  Cristiane Hoffman (Diretora), Ana Töfoli (Coordenadora) e Norma I. Heine dos Santos.

2007 – Cumpriu seu ano de estágio pastoral conosco, o bacharel Ismael Isaque Verdin.  As obras de reforma na casa do ajudante geral e o apartamento para um futuro segundo pastor prosseguiram. Atividades ao longo do ano assinalaram os 70 anos da Congregação, cujo ápice foi no mês de outubro com a apresentação de uma bela Cantata executada pelo Coro Concórdia e uma Orquestra contratada.

2008 – As obras na casa do ajudante geral e o apartamento para um segundo pastor foram concluídas.  O nosso pedido de estagiário não pode ser atendido pela Igreja neste ano.  No primeiro domingo do mês, enquanto o pastor Alaor deslocava-se para Nova Odessa em atendimento àquela Comunidade, os cultos na Concórdia foram alternadamente ministrados pelos pastores Jones Marlow e Carlos Kracke.  

2009 – Cumpriu o seu ano de estágio pastoral conosco, o bacharel Mateus Leonardo Lange.  No mês de outubro, o Coral apresentou a Cantata “O Grande Banquete” e distribuiu 300 exemplares do livro “300 Mensagens”.  Após 19 anos de atividades, decidiu-se encerrar pelo fechamento da ELCEI (Escola Luterana Concórdia de Educação Infantil) devido a inviabilidade de nos adequarmos a todas as atuais leis e normas exigidas pela Diretoria Regional de Educação. 

2010 – Estagiou conosco o teologando bacharel Matheus Schmidt, residindo no apartamento, lodo após ter saído do mesmo o pastor Kracke, a quem a Congregação permitira residir temporariamente.  Em junho, deu-se inicio a reforma na casa pastoral, sendo a família do pastor Alaor deslocada para as dependências da ex-Escola.   

2011 – Fez o seu estágio na CELC o teologando Marcos Augusto dos Santos, casado com Silvane, nascendo-lhes um filho aqui no mês de setembro, João Victor. No mês de fevereiro o pastor Alaor retornou à casa pastoral, uma vez que as obras de reforma foram concluídas.  Em maio a Congregação adquiriu um carro novo para o pastor servir-se dele no trabalho.  Em setembro foi realizada uma Assembleia Geral extraordinária, na qual ficou decidido enviar Chamado para o Rev. Jones Timoteo Marlow como Pastor Assistente na CELC.  

2012 – Pastor Jones T. Marlow aceitou o Chamado, iniciando seu trabalho junto a CELC em 1 de fevereiro. A sua instalação ocorreu no dia 20 de maio de 2012.

2013 – O Coro Concórdia continou dedicado e preparou uma cantata “Magnificat” de Vivaldi para o 76° Aniversário da Congregação Concórdia com a Regência de Roberta Brandi. Todos os cultos começaram a ser transmitidos pela internet. 

2014 – Em 10 de maio de 2014, faleceu o Rev. Ernesto Augusto Heine, aos 98 anos e 10 dias. O pastor Jones conduziu a liturgia e o pastor Conselheiro do Distrito Paulista, Rev. Enio Starosky, proferiu a mensagem. 

2015 – Em 20 de junho o pastor Jones Marlow pediu demissão por razões pessoais. No dia 13 de agosto, foi enviado à assembleia um chamado para um formando do seminário Concórdia. 

2016 – A IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) designou o formando Rev. Anderson Magnus Cândido. A sua instalação ocorreu no dia 20 de março e os trabalhos foram intensificados na visitação e nos jovens. A Sra. Íris W. Heine faleceu no dia 12 de novembro. 

2017 – Todos os trabalhos da Congregação Concórdia estavam voltados à celebração dos 80 anos de existência, com o ápice no culto do dia 22 de outubro. O culto foi conduzido pelos pastores, Alaor e Anderson, e a mensagem proferida pelo pastor Mario Rost. Para marcar tal data e os 500 anos da Reforma a Congregação adquiriu 580 Catecismo Menor de Martinho Lutero, oferecidos a cada família congregada como uma lembrança das festividades.

2018 – As atividades prosseguiram com os dois pastores até meados do mês de maio, ocasião em que o pastor Anderson Magnus Cândido aceitou o chamado para a Congregação Evangélica Luterana Trindade de São Luiz, MA. O culto de sua desinstalação, deu-se no dia 03 de junho de 2018. Foi emitido um chamado ao pastor Matheus Schmidt de Santa Maria/RS, que aceitou como pastor coordenador da CELC/SP. 

2019 – A instalação do pastor Matheus Schmidt aconteceu no dia 24 de fevereiro, conduzido pelos pastores do distrito e a mensagem proferida pelo Conselheiro do Distrito Paulista, Genivaldo Agner.